A Escola de Samba Vila Brasil esteve representada no Conasamba, através de Juliana Rist, segunda secretária da Vila Brasil e Gabriélli Rist, rainha da Vila Brasil 2024. Quem também esteve por lá foi o proprietário do Lente do Samba e parceiro da Vila Brasil, Marcelo Cabala. O Congresso é considerado o principal espaço de debates sobre escolas de samba do país.

O evento foi realizado neste fim de semana na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e promoveu debates sobre as escolas de samba, incluindo financiamento, leis de incentivo, preservação da memória e a articulação com instituições de ensino e pesquisa.
Estar dentro de uma Universidade federal e ouvir sobre samba foi uma experiência única. Saber que não estamos sozinhos para fazer e ser carnaval foi ressignificar o que sempre digo…que o samba cura. Contou Juliana.
Neste ano, o evento destacou o conceito “Sankofa” da cultura africana Akan, representado por um pássaro com a cabeça voltada para trás, que significa “retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro”. Juliana falou ainda que
Foi importante revisitar raízes, fortalecer tradições e que existem leis que fazem com que o samba possa ser apresentado a todos sem distinção.
O Conasamba recebeu integrantes de Escolas de Samba de todo o país e personalidades do samba, como Milton Cunha, que conversou com Juliana Rist e recebeu um botom personalizado como lembrança da Vila Brasil. Milton ressaltou a importância do Conasamba e falou sobre integrar os diferentes setores:
É juntar os integrantes das Escolas com os gestores públicos, criando as políticas públicas certas para a arte popular e a Universidade trazendo a pesquisa e o conhecimento.
