O conselheiro da Vila Brasil, João Carvalho, carinhosamente chamado e conhecido por todos como Bagre, participou nesta semana do Programa Viva Ubuntu, apresentado por Deborá Evangelista na TV Santa Maria. No Programa que se destina principalmente a contar histórias de personalidades negras que fazem parte do município. Bagre contou a origem do apelido, como foi a chegada em Santa Maria e a inserção na Escola Vila Brasil.
Bagre relembrou que foi apresentado ao diretor, Seu Agenor e que logo ficou amigo de todos. Segundo ele, os integrantes se reuniam quase todas as tarde para ensaiar e confraternizar.
“Depois eu fiquei com a Vila Brasil na mão porque o finado Agenor me deu crédito pra fazer alguma coisa, começou dar trabalho e eu fui fazendo, fazendo as alegorias, então eu tomava conta, era comigo”, contou Bagre.
Bagre também falou do amor pela vermelho e branco:
“Eu tenho um amor pela Vila Brasil, é amor, eu mesmo agora com essa bengala eu não deixo de estar lá, olhando, supervisionando, falando, estou muito faceiro com a diretoria do Sérgio, são pessoas competentes, estão trabalhando e a Vila está no apogeu.”
E relembrou o carnaval que mais lhe marcou:
“Foi o ano do samba do Agenor, Maria Fumaça, foi um carnaval, uma coisa fora de sério, foi a única vez que o carnaval de rua foi nas Dores, foi um carnaval que deixou recordação até hoje. Um samba que mexia com a avenida.”
Quer conferir a entrevista completa e se encantar com as histórias do Baluarte da Escola? Confira o vídeo na íntegra:
Assista a entrevista na íntegra: