A Associação Artístico Cultural Vila Brasil, com 66 anos de história dedicados à valorização da cultura popular, do samba e do trabalho social junto à comunidade, vem a público se manifestar.
Fomos surpreendidos com a notificação de interdição de nossa quadra no último dia 31 de dezembro, principalmente diante do histórico de diálogo, transparência e cooperação mantido até o momento com o poder público.
Segundo o documento emitido pela prefeitura de Santa Maria, por questões de segurança e adequações ao projeto de concessão.
Estávamos com vários projetos para este ano. Recentemente, o Prefeito esteve presente em nossa sede, em comitiva juntamente com representantes do Poder Legislativo, por meio da Frente Parlamentar do Carnaval. Na ocasião, teve pleno conhecimento das ações, dos projetos e do relevante trabalho social desenvolvido pela Escola junto à comunidade.
Assim, informamos que a área encontra-se interditada.
Reafirmamos nosso compromisso com a legalidade, com o interesse público e com o bem-estar da comunidade, ao mesmo tempo em que seguimos em diálogo institucional para a construção de um caminho viável que não comprometa o trabalho desenvolvido pela Escola nem deixe desamparadas as famílias e pessoas por ela atendidas.
Paralelamente, a diretoria também avalia alternativas para viabilizar os eventos previstos, mantendo viva a programação cultural planejada, com responsabilidade e segurança.
Com o apoio da comunidade e de todos que reconhecem a importância da Vila Brasil, seguimos firmes para que essa história não seja interrompida.
A Vila Brasil não é apenas um endereço: é identidade, resistência e memória viva, e nenhuma interdição será capaz de silenciar uma história de 66 anos.